Wednesday, October 22, 2008

Dogs

Vou colocar aqui dois projectos relacionados com experiências na àrea da Arte/Design relacionado com cães.

I will post here two projects concerning art/design "experiments" with dogs.

O primeiro: um projecto contorverso e intencionalmente chocante chamado DogCarpets (Carpetes Caninas) dos artistas Ondrej Brody and Kristofer Paetau. Eles criaram estas carpetes como resposta à cultura moderna de adoração dos animais de estimação como membros de uma família enquanto ao mesmo tempo existe uma procura na caça de animais selvagens para produção de bens como carpetes. Vejam uma entrevista sobre o projecto aqui.

The first: a controversial and intentionally shocking called DogCarpets by artists Ondrej Brody and Kristofer Paetau. They created Dog Carpets as a response to the modern culture of worshipping pets as prized members of the family while simultaneously hunting wild animals to produce consumer goods like carpets. Check out an interview about the project here.

O segundo, muito mais leve da artista Erwan Fichou é um projecto de fotografia sobre pessoas que criam as sua próprias peças de roupa, como camisolas, apartir do pêlo dos seus cães.

The second and much more lighter from Erwan Fichou is a photography project b about people who make their own sweaters with their dog's wool.


1 comment:

Aguerrero said...

Antes de mais, gostaria de felicitar pelo magnifico blog que possui e pelo grande conteúdo que contém sobre Marketing de Guerrilla.


Adorei este artigo em concreto, e este tipo de campanha 'agressiva' de como a sensibilizar e criar um forte impacto intencional no público, reivindicando os direitos dos animais e alertando para esta causa séria e repugnante que é a utilização de peles e o modo horroroso e desumano como é por muitas vezes feita a concepção destas peles (refiro-me obviamente a crueldade do "esfolamento" e violência que os animais sofrem, sem mesmo terem a dignidade de mata-los pelo menos para não sofrerem daquela forma inimaginável...)

Também li algures, já há algum tempo sobre uma grande exposição que foi deveras controversa e muito contestada pelas associações de protecção dos animais, pelo facto de na própria exposição, estava um cão (fora capturado - vadio -) amarrado num canto, e deixado a morrer a fome, e as pessoas "friamente", limitavam-se a passar por ele e não tomarem nenhuma iniciativa para protege-lo. E ao fim de 3 dias ou 4 (não tenho a certeza) faleceu... Ali, impotente e sem opção de escolha... É certo que o dito "artista" foi processado e julgado (por acaso nem me recordo do nome dele e muito menos da sentença lol), mas ele alegou no final que foi para afirmar a crueldade que muitas vezes os animais são sujeitos de uma forma "clandestina", e naquele caso, ele teria mostrado deliberadamente a toda a gente que estava a fazer aquilo e tal como ele, as pessoas que viram aquela atrocidade, também foram incapazes de actuar correctamente...

Só para dizer que, por vezes, há males que vêm por bem e é necessário atitudes extremas para despertar "mentes cegas".


Continue o óptimo trabalho com o seu blog, porque é um excelente blog e com certeza estará nos meus bookmarks.


Abraço,

Avelino Guerrero