Wednesday, September 13, 2006

Marketing para o mundo virtual/Marketing for the virtual world

242706167_7ff826afef_o
Urbaniacs é um mundo virtual, como outros conhecidos como Second Life, Habbo Hotel, mas este atingiu a nossa "sociedade real" de uma maneira alucinante, sem qualquer tipo de publicidade; em 8 meses, cerca de 20 mil pessoas tinham-se tornado habitantes de Urbanville. No mês de Agosto cerca de 3 milhões de pessoas tinham passado por esta comunidade virtual, repleta de música hip-hop e super-heróis.Aqui eles criam uma personalidade virtual, em que podem treinar as suas personagens em artes marciais, e estas personagens podem gastar "urbos" (moeda virtual) para comprar diversos acessórios como correntes de ouro ou escrever temas rap. Recentemente a Urbaniacs assinaram um contrato com uma companhia de telefones que quer fornecer sons hip-hop e videos para telemóveis bem como videoclips das batalhas de rua de Urbanville. Urbaniacs foi considerada pioneira de uma nova tendência nas comunidades de avatar on-line.
Outro exemplo é o Neopets que levou 25 milhões de pessoas a adoptarem e alimentarem animais virtuais. Traduzido para 10 línguas recebe cerca de 2.2 biliões de visionamento de páginas por mês. Neste site o conteúdo e publicidade cruzam-se de uma maneira estratégica. Diversas zonas neste mundo virtual pertencem a marcas como a Firefly Mobile Phone Zone (Zona de telemóveis Firefly)e jogos como o da Nestlé e da Pepperidge Farms Goldfish Sandwich Snackers.

Urbaniacs is a virtual worldm, as Second Life, Habbo Hotel, but this one reached our society at fast pace without any kind of advertising in 8 months, 20 thousand avatars were inhabitants of. In August 3 milion had passed through Neopets. This platform is full of hip-hop music and superheroes, here a caracter is created and you could train him martial art, or you could buy him some hip-hop jewelery, with the virtual money, the Urbs. Recently brands are investing here like a Mobile phone company wich provides ring, videos for mobiles as well as videoclips from your urban fights in Urbanville. Urbaniacs was considered the father of a new tendency in on-line avatar communities.
Another example is Neopets staggering 25 million members worldwide, adopting and feeding virtual pets. It has been translated into 10 languages and gets more than 2.2 billion pageviews per month.
Neopets collapses the boundaries between content and commercials. Many zones in the vast make-believe world, like the Firefly Mobile Phone Zone, are sponsored by companies, and there are branded games like Nestlé Ice Cream Frozen Flights and Pepperidge Farms Goldfish Sandwich Snackers.

2 comments:

Anonymous said...

sem dúvida que o digital está a mudar a nossa maneira de estar perante este mundo e o mundo que as novas tecnologias permitiram criar. Novas sociedades e novas relações se criam.
Uma maneira muito boa de as marcas chegarem as seu consumidores

M.M.R. said...

Realidade paralela! E funciona! A necessidade que temos de sentir que fazemos parte de algo, de um todo é o principal catalisador deste tipo de sociedade alternativa, que nos permite ser quem quisermos, e para alguns ser quem realmente são, sem peneiras ou subterfúgios.