O Invisible Red está presente no Offf'10 em Paris. Além de cobrir o evento, estamos a tomar conta duma bagagem muito importante: o projecto Offferings, da Torke. Vamos compartilhar convosco as notas que tomamos durante as palestras.
- Tudo começou com Stephen Heller afirmando: o futuro não é mais como era antigamente.
- Pela tarde, conhecemos Craig Ward, designer com um trabalho de tipografia muito interessante. Conheça-o aqui.
-O duo da Dixon Baxi nos ensinou 3 regras para ter uma agência de sucesso com apenas 2 pessoas: simplifique, colabore e aprenda a dizer não.
- Mas a melhor parte do dia foi a palestra do Wooster Collective, um blog que é grande referência para nós. Eis um resumo do que eles disseram: a arte de rua nasce nos lugares que precisam de criatividade. Ela devolve a vida aos espaços urbanos vazios. Na arte urbana, nem tudo é preto e branco, há muitas áreas cinzentas. O que é arte para uma pessoa é vandalismo para outra. Para eles, o que diferencia arte de vandalismo é a vontade de tornar um espaço mais divertido, melhorá-lo ou passar uma mensagem. Outra fronteira difícil de traçar é a separação entre arte e publicidade. Hoje em dia, a maioria dos artistas trabalha com design ou publicidade. Outros, utilizam os suportes de publicidade como media para a sua arte por acreditar que todos têm direito à mesma voz no espaço urbano. Esta voz está cada vez mais democrática. Com as novas tecnologias, ficou mais barato imprimir um pôster, por exemplo, ou fazer arte com projecções. Além disso, os artistas urbanos passaram a entender e utilizar o poder viral dos seus trabalhos, gerando um boom de "site specifics" e grafites feitos com o objectivo de serem fotografados e divulgados online.
Invisible Red is covering OFFF'10 in Paris. We're also taking care of a very important luggage: Offferings project by Torke.
We'll be sharing our notes from today lectures with you.
- It all bagan with Stephen Heller stating: The future is not what it used to be.
- In the evening, we met Craig Ward, who's got an amazing typographic work. You can get to know it here.
- Dixon Baxi taught us 3 rules to have a successful 2 person agency: keep it simple, collaborate and learn to say no.
- But the best thing today was getting to know and learn from Wooster Collective, a blog that is a huge reference for Invisible Red. Among very cool street art references, here's what we've learnt from them: Street art is born in places that need creativity. It comes to give life back to the abandoned public space. Street art has lots of grey areas. One person's art is another person's vandalism. For Wooster, the difference is that artists turn something ordinary into something extraordinary and don't mean just to leave their mark or destroy something. Other frontier that's not that clear is the one between Advertising (guerrilla, for instance) and street art. They say that most street artists work in advertising or design agency and others like Pixelator just use advertising as a medium for their work because they believe anyone is entitled to some city space. That's where technology comes: it's making the media more democratic. Printing posters is now cheaper than ever and people are doing amazing things with projection. Also, street artists are understanding the power of internet and the viral potential of some pieces, thus increasing the number of site specific graffiti projects and "one shots" created just for the sake of a good picture.
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